O que é uma leira na mineração?

A mineração a céu aberto exige diversas questões para que se tenha segurança e eficácia na hora de fazer todo o processo. E, dentre os itens de segurança que muitas vezes são criados para que não se tenha problema, a leira na mineração é um deles. 

Mas você sabe o que é uma leira na mineração e qual a sua função? Nesta matéria, vamos trazer para você informações sobre este item de segurança e como ele é criado para que a mineração em céu aberto tenha mais segurança. 

Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre a leira na mineração.

Afinal, o que é uma leira na mineração? 

Nas operações de mineração a céu aberto, a leira também é conhecida como berma. Ela é uma estrutura fundamental para a segurança e a estabilidade da operação, garantindo a segurança da mina.

Ela é, de forma mais simples, um monte de terra ou outro material estrategicamente posicionado ao longo das bordas das bancadas, que são os níveis horizontais de escavação, funcionando como uma barreira para garantir a segurança dos trabalhadores e a preservação do meio ambiente.

Ou seja, a leira é uma barreira física construída ao redor dos níveis da mineração a céu aberto que serve como proteção para que se tenha segurança na hora de fazer cada operação.

Para que seja bem funcional, existem algumas características que devem ser seguidas pela leira na mineração. São elas:

  • Altura: varia de acordo com a altura da bancada e o tipo de material utilizado, geralmente equivalente a metade do diâmetro do maior pneu dos veículos que circulam na mina.
  • Largura: geralmente entre 3 e 5 metros.
  • Inclinação: suave, entre 2% e 5%, para garantir sua estabilidade.
  • Material: terra, rocha estéril ou até mesmo pneus usados.

Assim, a leira é construída para que se tenha segurança e a certeza de que haverá uma melhor circulação pelas camadas da mineração.

Para que serve a leira na mineração?

Quando se trata da mineração a céu aberto, a leira assume um papel importante na segurança, estabilidade e preservação ambiental da operação. 

A leira atua como uma barreira física vital para a segurança dos trabalhadores e dos equipamentos. 

Como a sua altura geralmente equivale à metade do diâmetro do maior pneu dos veículos que circulam na mina, ela impede quedas acidentais de veículos e equipamentos da borda da bancada, minimizando o risco de acidentes graves.

Em caso de desmoronamentos ou deslizamentos de terra, a leira ainda se torna uma linha de defesa, contendo o material que está caindo e protegendo pessoas e equipamentos na área abaixo. Essa proteção contribui para um ambiente de trabalho ainda mais seguro e minimiza os impactos de eventos inesperados.

Outro ponto fundamental é a estabilidade da mina. Ao reforçar a talude, a inclinação da bancada, a leira diminui o risco de desmoronamentos e deslizamentos de terra, garantindo a segurança da operação e prolongando a vida útil da mina.

Além disso, sua capacidade de controlar a erosão causada pelo vento e pela água é outro fator importante que contribui para a estabilidade da área. 

A proteção proporcionada pela leira preserva a estrutura da talude e evita a perda de material, reduzindo custos de manutenção.

É importante também dizer que a leira se destaca por minimizar os impactos da mineração no meio ambiente. Ao controlar a sedimentação de material, a leira protege a qualidade da água e preserva os ecossistemas aquáticos.

Após o término da mineração, a leira também pode servir de base para o reflorestamento da área, auxiliando na recuperação ambiental do local. 

Assim, a leira vai além de uma simples estrutura de terra. Ela representa um elemento fundamental para a segurança, a estabilidade e a preservação ambiental na mineração a céu aberto. 

Sua construção e manutenção adequadas garantem um ambiente de trabalho mais seguro, uma operação mais eficiente e minimizam os impactos da mineração no meio ambiente, demonstrando o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social da indústria.

Quais os tipos de leira na mineração?

Na mineração a céu aberto, as leiras são classificadas em três tipos principais:

Leira de Segurança:

Criadas na borda da bancada, tem como objetivo principal evitar quedas de veículos e equipamentos.

Com altura equivalente à metade do diâmetro do maior pneu dos veículos que circulam na mina, possuem uma inclinação suave, de 2 a 5% e podem ser feitas de qualquer material disponível, desde terra até pneus. 

Leira de Drenagem:

Áreas com declives ou em torno de instalações são feitas as leiras de drenagem. Elas são criadas para controlar o fluxo de água da superfície da bancada, evitando erosão e alagamentos.

Elas possuem menor altura que a leira de segurança. Além disso, canais de drenagem podem ser construídos na leira para que se tenha o escoamento. 

Para este tipo de leira, o material deve ser terra ou rocha estéril com boa permeabilidade.

Leira de Contenção

Em áreas de risco de desmoronamentos ou deslizamentos de terra são construídas as leiras de contenção, que tem como objetivo principal conter material rolado em caso de eventos geológicos.

Diferente dos outros tipos, essa leira tem maior altura e robustez e pode ser construída com materiais mais resistentes, como concreto ou gabiões.

Além disso, é preciso um monitoramento constante para garantir sua eficiência.

Como elaborar uma leira na mineração eficaz?

A construção de uma leira eficaz na mineração exige um planejamento detalhado e a execução cuidadosa de diversas etapas. Para garantir a segurança, a estabilidade e a preservação ambiental da operação, existem algumas operações a serem seguidas: 

  • Planejamento: defina a área e o tipo de leira que você precisa construir no espaço para a mineração. 
  • Construção: faça a construção da leira com os materiais corretos e de maneira a ser eficaz para sua função (segurança, escoamento ou contenção).
  • Monitoramento: faça o monitoramento constante e possíveis reparos para garantir a eficiência da leira. 

Assim, com esses passos, você tem a certeza de que a leira será melhor preparada e que você vai garantir mais segurança na mineração.

Gostou das dicas? Saiba mais sobre mineração seguindo nosso blog


LOGO-TRANSP

Conheça o nosso portfólio de equipamentos de iluminação e sinalização remota.