Plano de Trânsito em Mineração: Aprenda a montar um

O complexo processo de mineração exige que diversas questões sejam trabalhadas e monitoradas para que a segurança seja contínua e que acidentes possam ser evitados em todos os lugares. 

Dentre os processos a serem pensados, o trânsito deve ser um deles, já que, em geral, envolvem veículos de grande porte que vão circular pela área de mineração e, assim, garantir o transporte tanto do minério quanto dos rejeitos. 

Por isso, é necessário se montar um plano de trânsito em mineração para não se ter problemas e garantir o melhor transporte. Acompanhe nossa matéria para saber como fazer um de maneira bem simples. 

plano-de-transito-em-mineracao-aprenda-a-montar-um

O que é um plano de trânsito em mineração?

Um Plano de Trânsito em Mineração é um documento que vai definir as normas e os procedimentos para garantir a segurança e a eficiência do tráfego de veículos, pessoas e equipamentos na área de operação da mineração.

Este tipo de documento é fundamental para prevenir acidentes e incidentes, otimizar o fluxo de veículos e reduzir custos nas operações.

Ao implementar um bom plano de trânsito, que seja bem adaptado à sua operação, você estará protegendo seus trabalhadores, otimizando seus processos e criando um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.

G R Á T I S

Baixe um checklist para te ajudar montar o seu plano de trânsito

Como montar um bom plano de trânsito em mineração?

Como você percebeu até agora, a segurança no trânsito é fundamental para o sucesso da mineração. Por isso, o Plano de Trânsito deve ser bem estruturado para garantir um fluxo eficiente e seguro de veículos, pessoas e equipamentos na área de operação. 

Veja como você pode montar seu plano de trânsito de forma bem eficaz:

Análise completa do lugar e usuários

O primeiro passo é uma análise do Local, incluindo a topografia da mina (inclinações, curvas, obstáculos), as condições das vias (tipo de solo, pavimentação, drenagem), quais as sinalização e dispositivos de segurança existentes, como é a visibilidade e pontos cegos e, por fim, as áreas de risco.

Após esta análise, é necessário que se faça a identificação dos veículos que serão utilizados, a frequência e as rotas necessárias, além de se pensar nas velocidades de cada um, pontos de embarque e desembarque e áreas comuns na mina. 

Com esses dados em mãos, será mais fácil montar o plano de trânsito na mineração para que se tenha um conjunto completo de operações que minimizem os riscos. 

como-montar-um-bom-plano-de-transito-em-mineracao

Definição de Normas e Procedimentos

Após fazer um estudo sobre o lugar e todos os dados que são necessários, é preciso que você defina as regras de circulação no espaço

  • Sentido único ou mão dupla.
  • Prioridade de passagem (veículos, pedestres).
  • Limite de velocidade para cada tipo de veículo.
  • Ultrapassagens e mudanças de faixa.
  • Uso de buzinas e sinais luminosos.
  • Estacionamento e parada de veículos.

Com esta definição, você deve partir para a sinalização completa e demarcação da área de trânsito, incluindo as placas de aviso, os sinais de trânsito, demarcação de faixas e iluminação adequada.

Para localidades com operações noturnas e que tenham difícil acesso a iluminação, recomendamos as torres de iluminação da Revlo, as melhores do mercado, que darão autonomia para iluminar os caminhos durante as operações noturnas. 

Segurança e equipamentos

Com esta definição, é necessário que se tenha equipamentos de segurança para todos os veículos e pedestres

Você deve disponibilizar cintos de segurança e outros dispositivos de proteção individual, equipamentos de proteção para pedestres, como coletes reflexivos, e barreiras de proteção e cones para sinalização de áreas perigosas.

Além disso, é necessário um sistema de comunicação eficiente entre operadores de veículos, com um canal de comunicação para reportar incidentes e solicitar ajuda, além de reuniões periódicas para discutir segurança no trânsito.

Treinamento e Conscientização

A capacitação para operadores deve acontecer continuamente, com um treinamento teórico e prático sobre as normas de trânsito, além de incluir simulações de situações de risco e procedimentos de segurança.

A Reciclagem periódica para atualização de conhecimentos da equipe é fundamental para que haja conscientização de todos os envolvidos sobre a importância da segurança no trânsito da área de mineração.

Monitoramento e Avaliação Consistente

Outro passo importante no plano de trânsito de Mineração é a verificação regular do cumprimento das normas de trânsito por parte de todos os envolvidos, onde aconteça a identificação de pontos de melhoria e ajustes no Plano, assim como a investigação de possíveis acidentes e incidentes para determinar causas.

Esses dados servirão como uma análise de indicadores para definir qual a frequência de acidentes e incidentes, como está o nível de congestionamento e atrasos e a satisfação dos trabalhadores com o sistema de trânsito.

Ouvindo quem opera os veículos diariamente é importante para que haja uma constante atualização do Plano de trânsito em mineração, fazendo as adaptações de acordo mudanças na operação da mina e incorporando novas tecnologias e melhores práticas no dia a dia.

definicao-de-normas-e-procedimentos

Tecnologia como Aliada

Para que seu plano de trânsito em mineração possa ser realmente eficiente, você deve usar a tecnologia ao seu favor. Com isso, você pode manter o trânsito funcionando de forma mais adequada e contar com o que há de mais moderno para evitar acidentes. 

É fundamental investir em um sistema de monitoramento, com câmeras de segurança para monitorar o tráfego em tempo real, sensores para detectar infrações e situações de risco e para o rastreamento de veículos para otimização de rotas, principalmente em operações com lugares muito grandes. 

Além disso, softwares de Gestão, com controle de autorizações de acesso à área de operação, registro de dados sobre o tráfego e incidentes e com a elaboração de relatórios e análises de segurança são essenciais para garantir que seu plano de trânsito está realmente funcionando e que, assim, você vai ter tudo em pleno funcionamento. 

Um Plano de Trânsito bem estruturado e implementado vai contribuir para a segurança e eficiência da operação de mineração. 

Por isso, é importante analisar todos os dados para que você tenha um trânsito funcionando com segurança e com a certeza de que vai garantir todo o fluxo durante as operações de mineração.

Gostou das dicas? Continue acompanhando para saber mais sobre mineração.


LOGO-TRANSP

Conheça o nosso portfólio de equipamentos de iluminação e sinalização remota.