Conheça as 5 Fases da Mineração

Veja quais as fases da mineração e como que cada uma delas funciona. 

A mineração é o processo onde as minas extraem os recursos naturais para produzir os mais diversos produtos, como ferro, aço, ouro, níquel e tantos outros que são essenciais para o nosso dia a dia. 

Mas para que a Mineração aconteça, existem fases de trabalho que devem ser conhecidas. Afinal, a partir delas é que se acontece todo o processo e, assim, o produto final é vendido. 

Nesta matéria, vamos trazer para você as cinco fases da mineração para que você conheça como funciona na prática. Acompanhe e descubra!

Prospecção e Exploração

A prospecção e exploração são as duas primeiras etapas da mineração. Elas são responsáveis por identificar e avaliar a viabilidade econômica de depósitos minerais antes de começar o processo de extração em si.

Para que essa fase aconteça, é preciso que se tenha um conjunto de atividades interligadas funcionando. Essas atividades visam descobrir, delinear e quantificar recursos minerais, fornecendo informações reais e que viabilizam ou não a mina para a tomada de decisão final.

De forma mais simples, a prospecção é a busca inicial por indícios de mineralização em uma área específica. Ela se baseia em diversos métodos, como geologia de superfície, geofísica, geoquímica, sensoriamento remoto e dados históricos para que se tenha uma visão melhor sobre o lugar e a possibilidade de se ter .

Após a identificação de áreas onde é possível fazer a mineração, a exploração é realizada para confirmar a presença de um depósito mineral e avaliar sua viabilidade econômica. 

Essa etapa envolve levantamentos geológicos detalhados, sondagens, análises laboratoriais e estudos técnicos e econômicos. Somente após passar por este controle que se dá início de verdade ao processo.

Desenvolvimento e Construção

O desenvolvimento e a construção de uma mina representam a segunda fase da mineração. 

A partir dela, acontece a transformação de um depósito mineral em uma operação de mineração em pleno funcionamento. 

Essa etapa vai envolver diversas atividades que serão realizadas pela equipe. Elas preparam a mina para a extração eficiente e segura do minério.

O primeiro passo é a engenharia e planejamento, que envolve a elaboração de estudos detalhados para definir o método de mineração, a infraestrutura necessária e o cronograma de execução, além da liberação de todas as licenças e autorizações necessárias junto aos órgãos governamentais e às comunidades locais.

Com a liberação, acontece o preparo do terreno, que inclui a remoção da vegetação e do solo superficial da área da mina, bem como a construção de estradas de acesso, áreas de armazenamento e outras infraestruturas essenciais.

Para continuar o processo, acontece o desenvolvimento da Mina. Tudo é construído para que se tenha a total segurança de todo o processo e, assim, a mina possa ser viável de ser acessada pelos trabalhadores. 

Com a mina pronta, acontece a instalação de equipamentos de mineração, como escavadeiras, caminhões, perfuratrizes e sistemas de processamento de minério, bem como o treinamento da equipe operacional na utilização segura e eficiente desses equipamentos.

Por fim, acontece a implementação de medidas ambientais. A partir de então, é feito um estudo para que se tenha todas as ações que a empresa possa fazer para que não te tenha um impacto ambiental alto e se consiga viabilizar a mina.

Extração

A extração é a fase central da mineração. É nessa etapa que o minério é finalmente retirado da terra para que se possa continuar com o processo para a purificação e venda do produto em si.

Essa etapa envolve a aplicação de diversos métodos e técnicas para remover o minério de forma segura do solo, levando em consideração fatores como a geologia do depósito, a qualidade do minério e os impactos ambientais.

São utilizados equipamentos próprios e profissionais treinados fazem o processo, garantindo a segurança de todos. 

São vários os métodos de extração. Entre eles, estão a Mineração a Céu Aberto, que envolve a lavra e cava a céu aberto, retirando o minério de depósitos próximos à superfície e em profundidades maiores. 

Outro método muito conhecido é a Mineração Subterrânea, que opera por subníveis, fatias horizontais, ou por blocos.

Ambos os métodos devem ser realizados por profissionais especializados e por empresas autorizadas a fazer a mineração no solo.

Processamento e Beneficiamento

O processamento e beneficiamento de minérios acontecem na terceira etapa da mineração. 

É neste momento em que transformam o minério bruto extraído da terra em produtos com valor comercial. Para isso, são usadas várias operações físicas e químicas com o propósito de limpar o minério. 

Após a limpeza, ele é convertido em formatos adequados para a indústria.

O processo todo começa com a britagem e moagem, que é quando acontece a redução do tamanho do minério bruto em pedaços menores  e a pulverização do minério em partículas finas para liberar os minerais valiosos.

Depois desse processo, o minério passa por classificação, ondea separação das partículas de minério acontecem de acordo com o tamanho e peso, utilizando métodos como peneiramento, ciclonagem e sedimentação.

Seguindo a cadeia de produção, a concentração é a etapa em que ocorre a separação dos minerais valiosos e os chamados ganga, que são minerais sem valor.

Então, acontece a remoção da água do concentrado mineral, utilizando técnicas como filtração  e secagem, garantindo ainda mais a pureza. 

Por fim o refino e metalurgia fazem com que se tenha a obtenção do metal puro a partir do concentrado mineral.

Comercialização

A última fase do minério é a comercialização. É nela que a produção de minerais vai ser oferecida para os consumidores finais. 

Nesta fase, diversos agentes e processos que garantem a venda da produção e a entrega dos produtos minerais aos seus destinos finais.

Na comercialização, são incluídos as empresas mineradoras, os traders e negociantes que atuam como intermediários facilitando a compra e venda de minérios, e os consumidores, representados pelas indústrias que utilizam os minérios como matéria-prima para seus produtos.

A venda pode acontecer de várias formas, desde acordos e contratos entre empresas e mineradoras, até a leilões, garantindo que se tenha os melhores preços e produtos para as empresas interessadas no minério pronto.

Com essas cinco fases da mineração, o produto é retirado do solo e chega até o consumidor final. 

Acompanhe nossas matérias para saber mais sobre mineração e equipamentos utilizados. Aproveite para conferir os produtos da Revlo que ajudam em todo o processo de mineração e iluminação.


LOGO-TRANSP

Conheça o nosso portfólio de equipamentos de iluminação e sinalização remota.